segunda-feira, 25 de abril de 2016

Uma dificuldade na Tailândia.

Fomos visitar alguns “Hongs” na Tailândia durante esta nossa estada... Hong é uma lagoa no meio de uma ilha, cercada por paredões, com acesso ao mar através de um “canyon”, ou de túnel.
Na Ilha Koh Hong Krabi filmei uma entrada desses “Hong”, Veja ao final deste post.  
Entre uma ilha e outra ancoramos também em Koh Roi, um lugar bonito aonde fomos visitar um “Hong”. Durante a noite, lá pelas onze e meia, ouço meus avós andando no barco e conversando alto. Como quase nunca ocorre isso, achei estranho e levantei. Fui ao convés ver o que estava acontecendo, então eu vi o problema...
Um pescador havia colocado uma rede, e esta tinha sido arrastada pela forte correnteza e envolveu o nosso barco, prendendo principalmente na âncora. Demorou algum tempo até o pescador aparecer e ver o que tinha acontecido. Quando chegou perto meu avô começou a falar com ele em Inglês que sua rede havia enroscado, porém ele respondia em Tailandês, e como não somos fluentes (rs) nessa língua a comunicação foi difícil.
Eles estavam em dois no pequeno barco (um “Long Tail”, característico da Tailândia), O homem que estava na proa do pequeno barco começou a puxar a rede conseguindo arrebentá-la. Ainda bem que a rede não era muito forte mas estava fazendo muita pressão. Felizmente nossa âncora é uma excelente Rocna.
Quando não conseguiu mais puxar, ele amarrou uma ponta, ligou o motor e acelerou. Eu, meu avô e minha avó demos um grito (NOOOOO!!!!) Mesmo assim ele foi acelerando seu barco, arrastando a rede até a proa, assim dando a volta no nosso barco, chegando do outro lado ele cortou a rede e sumiu na noite.
Ficamos ali, com muito material da rede preso sob o casco, com uma forte correnteza, no meio de uma maré de lua, a uma da manhã, sem poder ligar o motor numa emergência, pois se ligasse teria o risco de enroscar no hélice ou no eixo, se já não estava,
Meu avô falou: “Vou ter que mergulhar agora. ”
E começamos os preparativos, máscara, nadadeira, roupa de mergulho, peso, lanterna, faca, cabos... então uma da manhã meu avô mergulhou, preso a um cabo seguro minha avó, para não ser arrastado pela correnteza. A visibilidade era de meio palmo com a lanterna.  Assim que mergulhou disse que estava fácil de fazer a limpeza e que não havia enroscado quase que em nenhum lugar. Ufa!!! Poderíamos dormir tranquilos.
Uma e meia da manhã, assunto resolvido, a correnteza continuou forte pela noite, porém se ocorresse alguma eventualidade já poderíamos ligar o motor e partir.
Foi um baita susto, mas ocorreu tudo certo no final, Nesse post deixo um agradecimento especial para meus avós, que “se viram nos trinta” o quanto e a hora que precisam, Capitão Torres e Almiranta Eliza.
Vou deixar um vídeo de um Hong e fotos dos barcos aqui da Tailândia - esses barcos são usados tanto para pescaria quanto para levar turistas, e todos eles na mesma cor e tipo de motor, só mudam as fitas.

Até mais, Tripulante Kanaloa, Jacqueline.





2 comentários:

  1. Torres sempre eficiente e prudente, e Eliza uma grande companheira.

    ResponderExcluir
  2. Torres sempre eficiente e prudente, e Eliza uma grande companheira.

    ResponderExcluir