Olá, estive ausente algum tempo por estarmos trabalhando
muito.
Como disse na última postagem, fomos para o seco, no estaleiro, para pintá
lo.
Não é somente pintar e pronto, exige um trabalho bem grande,
que consiste em primeiramente a raspagem da tinta antiga.
Muitos velejadores e profissionais da área utilizam produtos
químicos e lixadeira, nós na Nova Zelandia descobrimos um equipamento
maravilhoso para tal serviço.
O “scraper”, apelidado por nós, carinhosamente de raspador.
Com o movimento e a inclinação certa é um ótimo aliado. Raspamos durante 6
dias.
(No final deixarei uma foto)
Logo após rasparmos os 50 pés (15 metros) do barco todo, contando
que são dois bordos, uma grande quilha corrida, “o apoio do leme – “skeg” e
leme. Tudo mesmo, parece pouco, mas nas fotos vocês terão uma ideia melhor.
Assim vamos à segunda parte, que consiste em lavar com água e passar
tiner (“thinner”) e depois a pintura do primer a base de epóxi (mastic), que
faz a ligação entre a base e a tinta anticraca (antifouling).
Desta vez resolvemos repintar as linhas d’agua, que são na
cor azul escura. Para pintá las retas nós utilizamos fitas crepe que colamos de
popa à proa. Dá um pequeno trabalho, pois são duas linhas, e olha que o Kanaloa
já teve três.
Assim feita a linha d’agua com duas demãos, passamos
finalmente, a anticraca no casco. Só tinha na cor vermelha, mas que eu acho que
caiu muito bem para o Kanaloa.
Assim passamos tinner nos lugares onde vamos pintar,
lembrando que não adianta passar antes e só no dia seguinte pintar, o tinner
serve para retirar as impurezas que estão no casco.
Esperamos um dia e pintamos a segunda demão. Nós utilizamos
a tinta Jotum 90.
E você pensa que acabou? Ainda temos que lavar todo o barco,
e os 13 apoios que estão segurando o Kanaloa? O Sealift levantou o barco e
ficamos uma noite em cima para raspar e pintar essas partes. Uma das demãos foi
a uma da manhã.
No dia seguinte fomos para água.
Nesse tempo que ficamos no seco, aproveitamos para levar a
corrente e a âncora para galvanizar, pois a última galvanização fora em Fiji. Levamos
também correntes e âncoras de um barco australiano e de um outro inglês.
Dividimos as despesas. Ficamos muito contentes com o resultado, e aproveitamos
para passear de Hilux um pouco já que o local de galvanização ficava a 300 quilômetros
de Lumut.
Kanaloa na água, hora de fazermos compras, já que o tempo certo para nossa próxima navegada está chegando. Nas compras nós estocamos tudo, e o quê mais nos auxiliam são as latas. Por aqui chegamos até a encontrar lula e mexilhão em lata, com e sem pimenta!
Ficamos por aqui, e logo faremos novo contato, contando mais
novidades.
Bons Ventos, Tripulante Kanaloa.
Kanaloa sem a tinta antiga!
O nosso querido "Raspador"
Já com o "primer" e fazendo a segunda demão da linha d'agua
Mistrurando a tinta
Primeira demão da AntiCraca
Começando os trabalhos nos apoios
Raspando os apoios
Kanaloa finalmente pronto!
Kanaloa indo para à agua!
Jacqueline, parabéns pelo blog...
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