Nesta semana fizemos uma travessia de 18 horas. Zarpamos de
Penang logo após o almoço, e iniciamos os turnos apenas às 22:00, o suficiente para
que todos descansassem um pouco.
Foi uma navegada com muitos barcos pesqueiros,
principalmente. Tivemos que ficar atentos, durante o tempo todo, fazendo
constantes ziguezagues até o estaleiro em Lumut.
Pretendemos ficar por aqui 20 dias. Como são dias “marítimos”,
isto é mais ou menos 1,852 vezes isso, portanto: 37 dias. Essa é a diferença
entre o desejo e a realidade.
Às dez e meia iniciamos a subida. Diferentemente do usual
Travel Lift que percorre sobre uma calha guia e que utiliza cintas para
suspender o barco e depois transportá-lo, o sistema aqui é com o Sealift. A
máquina motorizada entra na água como as conhecidas carretas, encaixa-se no
fundo do barco, suspende um pouco e sobe pela rampa carregando-o até o local de
trabalho.
A movimentação da máquina é conduzida por um operador que
caminha próximo com um controle remoto.
A tarde toda foi gasta com a instalação dos apoios que são
presos ao solo com pitões e ligados aos pares com uma cinta. Foram utilizados
onze apoios. Tudo muito seguro. Gostamos.
Então amanhã começaremos.
Vamos retirar a tinta antiga, que foi posta em junho de
2015. Na Nova Zelândia, porém, não tinha a tinta com o grau que gostaríamos,
então não durou tanto. Era um grau 30 e queríamos a de 90. Após apenas oito
meses o casco estava dando muito trabalho devido ao desgaste da tinta aplicada.
De quinze em quinze dias meu avô tinha que mergulhar e limpar tudo. Chegando na
Malásia compramos um compressor de mergulho, o que foi um grande alivio. Instalamos quatro
filtros nele e foi um investimento que valeu! Por que, quem tem barco sabe como
é trabalhoso e cansativo limpar o casco todo (hélice, leme, skeg, quilha,
ânodos, saídas e entradas d’água) com apenas o fôlego num barco de 50 pés (15m).
Agora que estamos no seco, é até incomodo para nós. Estamos
acostumados com o balanço do mar, e até ficar atracado é uma sensação
diferente.
Então vamos começar os trabalhos, que ainda haverá muita
coisa pela frente.
Temos que deixar o Kanaloa pronto para as travessias que
ainda virão.
A seguir fotos da Malásia e da Nova Zelândia.
Bons ventos, Jacqueline, Tripulante Kanaloa.
Travel Lift na Nova Zelândia
Sistema utiliza cintas!
SeaLift
SeaLift
SeaLift
O operador:
Kanaloa em terra:
SeaLift:
Deu um friozinho na barriga:
O controle do SeaLift
O operador por trás da máquina:
SeaLift:
Kanaloa com apois em terra:
Kanaloa pronto para começar os trabalhos:
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ResponderExcluirOlá Stella. Cometi dois erros.
ExcluirO primeiro sem querer removi seu comentario e nào sei como voltar.
Peço desculpas.
E o segundo foi um erro de digitação sobre dia maritimo. Mas já está corrigido. Gostei do seu comentário! Bons ventos!
Olá Stella. Cometi dois erros.
ExcluirO primeiro sem querer removi seu comentario e nào sei como voltar.
Peço desculpas.
E o segundo foi um erro de digitação sobre dia maritimo. Mas já está corrigido. Gostei do seu comentário! Bons ventos!